Páginas

20 de dez de 2012

Quem Escreve: J.K. Rowling

Joanne Rowling, ou J.K. Rowling, nome que usa para assinar seus livros, é considerada a maior escritora britânica da atualidade e uma das maiores do mundo. Um fato sobre seu nome é que é que se pronuncia Rowling como 'roulin' e Joanne como 'Djouan'. A abreviatura K é de Kathleen, nome de sua avó preferida e foi escolhido para o lançamento de A Pedra Filosofal. Famosa por escrever em bares, enfrentou dificuldades durante sua vida, até alcançar o sucesso, fama e riqueza ao longo do anos com a série Harry Potter, saga mais vendida no mundo.
 Com livros traduzidos para mais de 64 línguas, com mais de 400 milhões de cópias pelo mundo todo, Rowling é a primeira pessoa no mundo a se tornar bilionária com livros, e é a segunda mulher mais rica do mundo, atrás apenas de Oprah Winfrey.
 Com apenas 7 anos de idade, Rowling escreveu seu primeiro livro, Rabbit, a história de um coelho chamado Rabbit, que pega sarampo e é visitado pela Srta. Abelha, foi nessa época que ela se matriculou na escola também. Em 1987 ela se formou na Universidade de Exeter, e mais ou menos em 1990, depois de passar grandes dificuldades, durante uma viagem de trem para Londres, onde a locomotiva quebrou, ela entediada começou a rabiscar em uns guardanapos, foi ai que surgiu a ideia de Harry Potter. Enquanto seus personagens iam crescendo dentro de uma caixa de sapato, o primeiro livro foi rejeitado por 8 ou 12 editoras, o número na verdade é incerto, até que a editora Bloomsbury decidiu lançar o livro, a partir dai, os sete livros foram lançados pela editora, aumentando as vendas da editora e tornando Rowling rica e famosa.

Com toda sua influência, Rowling, se manteve ocupada com projetos sociais, com um destaque para a MS Society Scotland, organização que ajuda portadores de esclerose múltipla e o National Council for One Parent Families, que ajuda mães solteira, tornando-se embaixadora do conselho. Com os livros Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam, o dinheiro das vendas foi doado à instituição Comic Relief, que comabte a pobreza. Em 2007, ela escreveu Os Contos de Beedle, o Bardo, livro com edição limitada a sete volumes, com ilustrações feitas por ela mesmo, encadernados em couro e com detalhes em prata, seis foram dados de presentes e um leiloado, onde a renda foi doada para crianças carentes, em 2008, o livro foi publicado para o público, onde o dinheiro arrecadado com os royalties foram doados para o Children's High Level Group.
 Rowling foi processado por plágio por vários escritores, com acusações onde ela havia copiado a história de Harry Potter, fazendo modificações para enganar o leitor, em todos os processos, Rowling saiu vitoriosa. Além dos processos, a autora recebeu prêmios importantes no mundo todo.
 Este ano, ela anunciou a publicação de Morte Súbita, que conta a história por trás de Barry Fairbrother, que foi lançado em audiobook digital, em CD e e-book nos EUA. A autora descreveu o livro como uma tragédia cômica com humor negro, um romance sobre a moralidade e a mortalidade, como Harry Potter, mas contemporâneo.



Fontes: J.K. Rowling, Potterish, G1


17 comentários:

  1. Só li o primeiro livro da série
    Mas ela é uma ótima autora

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu li a saga HP, O quadribol através do tempo, os animais fantástico e os contos de Beedle, o Bardo. Detalhe: Todos emprestados do meu primo rs
    Adoro a escrita da Rowling.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ela é o cara +____+
    Em pensar que a reneguei por muito tempo.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  4. Eu amo história de vida da J.K... bom, o filme que foi feito contato a historia pra mim foi emocionante! Imagina, ela com certeza é a número 1!!!
    Só que eu queria que ela voltasse a escrever Literatura Fantástica.. Acho que ela se sai bem melhor. Mas, muito bem escrito seu post Markos,parabéns!

    MauMau
    http://www.sonhosresenhas.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei demais o filme sobre a vida dela também, fascinante e emocionante.
      Acho que ele se sai melhor escrevendo fantasia também, mas é bom o autor variar os gêneros.

      Excluir
  5. A J.K. Rowling deixou para nós uma das melhores estórias que se poderia criar. Um mundo tão mágico que todos desejam um dia poder participar (msm que seja impossível), nos levou a uma Londres completamente diferente da habitual e nos encantou com seu jeito perfeito de escrever.
    HP é algo fora de série!
    Amigo Secreto - AR Fortaleza.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo Lauri, ela nos apresentou um mundo que estava perdido em algum lugar, mas ela o trouxe para todos nós.

      Excluir
  6. Amei Harry Potter (é minha infância, velho :') Mas ainda vai demorar para ler Morte súbita, estou cheia de livrinhos pra ler rsrs
    Ameeei sua postagem, viu ? Linda demais *-*
    tam tam tam tam tam tam tam tam.... tam tam tam tam tam tam plim plim
    rsrs (ritmo de hp)
    AAH é lindo, né? *-*
    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Então, adoro Harry Potter, mas não sou dessas de não ter nenhum espírito crítico quanto a ele. Acho bem mal-escrito, mas a história é original e marcou a infãncia de muitos, inclusive ensinando a um punhado de gente o valor da leitura. Mas a menos que JK tenha evoluido muito sua prosa desde As relíquias da morte (foi um salto enorme de qualidade desde A pedra filosofal) não leria Morte Súbita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela evoluiu muito sim, e a escrita não é ruim, sou obrigado a discordar Isabel... rs

      Excluir
  8. J.K... DIVA! *---*

    Harry Potter..é um marco na minha vida.

    ResponderExcluir
  9. J.K. Rowling é maravilhosa.Só cheguei ler um dos livros de HP ,mas gostei bastante.Mas também amo os filmes,faz parte da minha infância e de tantas outras pessoas.Vou terminar a série e depois ler Morte Súbita.

    Beijão

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termine a série logo Jéssica e leia Morte Súbita, é bem diferente de HP, mas é ótimo.

      Bjão!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, ela conseguiu fazer o que ninguém fazia.?
      Morte Súbita é bem diferente de HP, mais forte.

      Excluir