Páginas

25 de nov de 2012

True Blood: Do Livro Para A Série

Charlaine Harris
A série de livros As Crônicas de Sookie Stackhouse (The Southern Vampire Mysteries) da escritora Charlaine Harris é a base para a série True Blood, transmitida pelo canal HBO. True Blood é o nome dado ao sangue sintético criado por pesquisadores japoneses ao qual a HBO deu o nome a série. Atualmente a série conta com 11 livros e outros pequenos contos.
 True Blood fala sobre a co-existência de vampiros e humanos em 'Bon Temps', uma cidade fictícia em Lousiana. Ambas as séries são focadas em Sookie Stakhouse, uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton.
 Ao vender os direitos dos livros, Charlaine não manteve nenhum direito sobre a adaptação, dando total liberdade para os roteiristas, pois confiava no trabalho dos mesmo. A visão de Alan Ball, roteirista da série, foi tão criativa como quanto a de Charlaine, trazendo os temas pertinentes como homofobia, violência, abuso sexual entre outros.

 True Blood estreou em 2008, quando estava saindo o livro 9, Dead And Gone, que seria o último da série, com o enorme sucesso do seriado, em 2009 Charlaine assinou um contrato para mais 4 livros, terminando em 2013. Com o final do livro em 2009, Bill iria morrer numa cena heróica, salvando Sookie de um ataque de fadas, mas com o novo contrato, tudo mudou.
 Durante a primeira temporada a fidelidade foi grande, praticamente um cópia exata dos livros na maior parte do tempo, com pouquíssimas modificações importantes na trama. Durante a segunda temporada a fidelidade foi parcial, a narrativa foi baseada no livro 2, mas diferenças começaram a ser notáveis, como o pedido de casamento feito por Bill que não existe nos livros.
 Na terceira temporada o espirito dos livros foram mantidos, a narrativa tomou um rumo diferente, as coisas mudaram, personagens e fatos foram modificados para uma melhor adaptação. Quanto a quarta temporada muita coisa mudou, praticamente tudo. Personagens que existem nos livros não apareceram, e os que não existem nos livros surgiram do nada, e a quinta temporada pode se dizer que é 90% diferente do livro, onde tudo muda, o destino é outro e é tudo incerto.


 A série investe em todo lado fictício, tudo o que não existe, vampiros, fadas, lobisomens, metamorfos, bruxas, fantasmas e muito mais. E o melhor é que todos seguem a base original sobre o tipo de vida de cada um, aqui os vampiros não saem ao sol e não brilham.

Tomando rumos diferentes, a série e o livro, fica agradável ler e ver os dois, a série tem uma audiência incrível, e é hoje uma das melhores séries do mundo. Charlaine até tomou algumas ideias da série de TV para seus livros, tornando o final da série incerto.



Fontes: Wikipédia, We Love True Blood, True Blood Net

22 comentários:

  1. Ouvi falar muito bem da série de TV mas comecei a assistir e não gostei! Quero ler os livros algum dia! :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto da série Junior, acho ela muito boa, infiel aos livros, mas muito boa. Os livros são muito bons sim, cheio de detalhes e com um mundo mítico inacreditável.

      Abraços!

      Excluir
  2. Ouço falar super bem dessa série mas quero ler os livro antes ^^

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler a série ou ver a série (rs) acho que irá gostar das duas, as histórias se tornaram um pouco diferentes, mas a essência é a mesma.

      Abraços Guilherme.

      Excluir
  3. Sou viciada nessa série! *-*
    Meio sem tempo pra baixar os episódios da nova temporada, mas nas férias vou baixar e ver todos.
    Caixinha de Correios #07
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauri, sou viciado na série também. Já vi todos os episódios e estou querendo comprar todos os boxes da série.

      Bjos!

      Excluir
  4. Eu AMO essa serie me viciei completamente nela assisto pelo computador a serie e nunca me arrenpendi de um episodio se quer :)
    I love True Blood.

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naylane, você disse tudo que eu diria. Baixo todos os episódios assim que eles estão disponíveis. Todos os episódios são ótimos, nenhum deixa a desejar.

      Bjos!

      Excluir
  5. Eu sou aficcionado por séries e me viciei em True Blood,estou indo para a 4ªtemporada no momento.
    Abraço Markos!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é boa mesmo Bruno, eu já vi a 5° temporada, assim que saia disponível na internet eu baixava, não aguentava a espera... rs

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi, Markos!
    Eu adoro tanto os livros quanto a série de tv. Algumas coisa nos livros são beeem diferentes, mas nada que estrague nenhuma das duas histórias. Acho a escolha dos atores da série simplesmente perfeita!
    Se tivesse que escolher um dos dois, acho que ficaria com os livros no fim das contas (adoro os detalhes da Charlaine).
    Você já leu a outra série da autora sobre a jovem que sente os mortos? É sensacional e também vai virar série de tv.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Débora, adoro a série também, entre os livros e a tv fico com os livros também, nem se compara, os detalhes são tudo.
      Eu tentei ler essa outra série dela, mas não gostei, não foi a mesma coisa, sei lá, mas quando sair a série, quem sabe minha opinião melhore né?

      Bjos!

      Excluir
  7. Hey~ Tava passeando por um blog e acabei encontrando o seu, que alias é muito bonito ♥ por isso resolvi te convidar a participar no Blog Destaque lá na minha pagina, oque você acha? Se tiver interesse dá uma passadinha rapida lá no meu blog para saber como aparecer lá ^^ mas se não tiver interesse então desculpa o incomodo, tenha uma Boa Semana!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não sei pq, mas essa série não me chama atenção ;/
    Na verdade não costumo acompanhar as séries rs

    Samantha
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é muito boa, fantasiosa, mas legal.

      Bjos!

      Excluir
  9. Eu gosto da série, apesar da Sookie ser insuportável.
    Até queria ler os livros, mas li algumas resenhas dizendo que a Sookie do livro é pior que a da série, então eu desisti kkk
    Mas, no futuro, talvez eu leia rsrs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sookie é mesmo insuportável Kezia, ela consegue superar os limites... rs

      Bjos!

      Excluir
  10. Conheço a série mas não acompanho =(
    Beijinhos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Juro pra ti que eu até tentei assistir a série de TV, mas os primeiros episódios me afastaram totalmente. :/ Aí fui tentar ler o livro, detestei.
    Aí desisti da série. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros episódios são chatinhos mesmo, mas depois a coisa esquenta e tudo melhora... rs

      Bjos!

      Excluir