Páginas

8 de jan de 2013

Os Livros Mais Vendidos do Mundo - Parte 3



A prática de leitura se dá quando interpretamos e compreendemos o conteúdo lido, ou seja, quando entendemos realmente o sentido do texto. A partir do momento que alcançamos esse resultado, obtemos competência leitora e estamos aptos a praticar os conhecimentos alcançados através de determinada leitura. Os livros fazem parte do nosso cotidiano, pois mesmos os menos devotados à leitura, o fazem através de um livro de receitas, livros de histórias, revistas dos mais variados gêneros, entre outros.

Já foi publicado duas matérias sobre o assunto, a primeira parte e a segunda parte, divididas, cada uma delas falando de cinco dos dez mais vendidos do mundo. Hoje temos a terceira parte, onde vou mostrar um número geral dos livros mais vendidos, que não seguem as ordens apresentadas antes, e os livro da lista dos 10 mais vendidos, não estão nas mesmas posições.

Se formos avaliar por número de livros individuais, sem contar a saga completa como Harry Potter e o Senhor dos Anéis, teríamos uma lista bem diferente.
 A Bíblia Sagrada, como bem sabemos esta em primeiro, o que se é de esperar, pois é um livro vendido por séculos no mundo todo, a marca ultrapassa o número de 4 bilhões de cópias.  O Peregrino - A Viagem do Cristão da Cidade da Destruição para a Jerusalém Celestial é um livro escrito pelo pastor batista John Bunyan e publicado na Inglaterra em 1678, seu número de cópias vendidas ultrapassa a marca de 900 milhões de cópias, O Livro Vermelho se encontra em terceiro lugar, ultrapassando a mesma marca de O Peregrino, existem divergências em relação a qual dos dois é o mais vendido.
 Abaixo segue a lista com o restante dos livros mais vendidos no mundo:

4 - Alcorão - 800 milhões de cópias
5 - Dom Quixote - 500 milhões de cópias
6 - Dicionário Xinhua Zidian - 400 milhões de cópias
7- Um Conto de Duas Cidades - 200 milhões de cópias
8 - Harry Potter e as Relíquias da Morte - 300 milhões de cópias
9 - O Pequeno Príncipe - 200 milhões de cópias
10 - O Senhor dos Anéis - 150 milhões de cópias

O livro O Senhor dos Anéis consta na lista por ser vendido em volume único por anos, se formos separar os três livros, os número são bem diferentes.
 Logo após temos outros livros como o Livro de Mórmon, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, sendo que As Crônicas de Nárnia é o título dado à produção cinematográfica e corresponde à série de livros. Harry Potter e a Pedra Filosofal também aparece na lista com mais de 107 milhões de cópias vendidas.

Em janeiro de 2012 a Folha de São Paulo, com o título "Mais vendidos?", publicou que o regime de consignação aplicado no Brasil produz uma grande dificuldade na aferição de vendas e que a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ao fazer seus levantamentos depende da boa vontade dos pesquisados que apenas respondem questionários eletrônicos, assim, hoje, o mercado brasileiro não é aferido de forma confiável por nenhum instituto. Há notícias de que a americana Nielsen e a alemã GfK, passem a mapear a venda de livros no Brasil em tempo real a partir de 2012. A Nielsen pretende implementar no Brasil bookscan, o mesmo sistema no qual as listas de best-sellers do New York Times se baseia.


Fonte: Wikipédia, Livraria da Folha, A Procura, Portal Zun


4 comentários:

  1. HP, Senhor dos Anéis e Le Petit Prince estão em todas rs.
    É incrível msm com o passar dos anos esses livros ainda são sucesso, msm de livro como de filme.
    Amo Senhor dos Anéis e HP, ainda não li os livros do Senhor dos Anéis, mas pretendo começar 2013 com essa trilogia na minha listinha.
    Lançamento das Editoras Parceiras
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Le Petit Prince vai estar sempre, assim como HP e O Senhor dos Anéis, são grandes clássicos.
      Vale super a pena ler O Senhor do Anéis, as vezes é cansativo, mas compensa super.

      Bjão!

      Excluir
  2. Gostei do post! É bom ver que minhas séries favoritas (HP e SdA) sempre aparecem nesse tipo de pesquisa, rs.

    Larissa,
    garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, fico super feliz também...
      hehe...

      Bjão!

      Excluir