Páginas

21 de mar de 2013

Cinema: Donnie Darko (E Seu Universo Tangente)


Lançamento: 1 de janeiro de 2000 
Duração: 1h 53min
Dirigido por: Richard Kelly
Com: Jake Gyllenhaal, Maggie Gyllenhaal, Drew Barrymore 
Gênero: Drama , Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse:  Donald 'Donnie' Darko (Gyllenhaal) é um adolescente que sofre de episódios de sonâmbulia e tem consultas regulares de psicanálise, devido ao que parecem ser problemas psicológicos graves. Estas perturbações incluem um “amigo imaginário”, o coelho gigante chamado Frank, que, certa noite, lhe diz para sair de casa e o informa que o mundo terminará dentro de 28 dias, seis horas, 42 minutos e 12 segundos, ou seja, na noite de Halloween, a 30 de Outubro de 1988. Donnie começa a tomar consciência de certas realidades metafísicas e a interessar-se por viagens no tempo, já que Frank afirma vir do futuro, ao mesmo tempo em que demonstra dificuldade em comportar-se civilmente na escola ou em atividades sociais na pequena cidade de Middlesex. Frank, entretanto, convence Donnie a cometer atos censuráveis, sem que este perceba com que fundamento.
 Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e da morte.

Donnie Darko é um filme dos gêneros ficção científica, drama e horror, escrito e dirigido pelo estreante Richard Kelly.
A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia. Em uma noite, um coelho gigante, chamado Frank, acorda Donnie, salvando sua vida, pois, repentinamente, um motor de avião despenca do céu caindo exatamente em sua cama. Frank ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entende por ser o seu mundo pessoal. O filme aborda temas da física teórica como a possibilidade de viagem ao tempo usando obras como de Stephen Hawking - Uma Breve História do Tempo e de Roberta Sparrow - Filosofia da Viagem do Tempo para expor tais idéias.
O filme trabalha a capacidade de a pessoa trabalhar o que é o mundo de verdade, o lugar em que ele se encontra, ou o pessoal da própria vida.
 O filme é confuso, é necessária muita atenção para poder entender a mensagem do filme, pois não é um filme simples e fácil, é um filme de uma complexidade gigante.
Depois da profecia de Frank, tudo passa a girar em torno de Donnie, e é possível perceber que ele passa a influenciar tudo o que acontece e está envolvido em todo o seu problema ou algo que vá desencadear o desfecho da história, que pode ser explicado por este trecho do livro de Sparrow:

"Quando um objeto atravessa o tempo, este cria um universo tangente. O mesmo não se sustentará por mais que algumas semanas. Eventualmente, entrará em colapso, formando dentro do Universo Primário, um buraco negro capaz de destruir toda a existência. O Receptor Vivo é escolhido para guiar o artefato em questão por sua jornada de volta ao Universo Primário. Os Manipulados Vivos são, geralmente, amigos próximos do Receptor Vivo, cuja missão é ajudar o Receptor a retornar o Artefato ao Universo Primário."

Richard algo incrível, uma obra passível de diversas explicações por diferentes pontos de vista, podendo cada um encontrar a sua, fazendo sentido ou não. Donnie Darko é o tipo de filme que provoca nosso psicológico e nos faz pensar em muitas coisas, façam sentido ou não. Mas se você quiser entender mais a fundo o filme, você pode ler o livro A Filosofia da Viagem no Tempo, não é um livro real, mas muita gente acredita que seja.




6 comentários:

  1. Oi, Markos!
    Não vou mentir não: o filme não me interessou. Nada. Acho que não gostar muito de cinema num geral contribui para isso. :s

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha
      Bom, esse é filme sobre loucura, bem complexo, muitas pessoas não gostam mesmo, mas é bem inteligente e interessante.

      Excluir
  2. Heyy, Marcos!
    "Donnie Darko" me interessou bastante! Sou apaixonado pelos gêneros horror e drama misturados em um só filme. Um pouco estranho a escolha de um coelho como ser imaginário, mas sei lá! O ator Jake Gyllenhaal sempre faz um ótimo trabalho.
    Quero ver sim!

    Abraços!
    Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou apaixonado por esse tipo de filme e confesso que achei estranho também a escolha do coelho, mas enfim né... rs

      Excluir
  3. A Trilha Sonora desse filme, é incrivel tbm.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, embora, difícil de entender, tenho que pesquisar mais sobre o assunto, pois, me interesso bastante.

    ResponderExcluir