Páginas

1 de mar de 2013

Quem Escreve: Elizabeth Gilbert de Comer Rezar Amar

Elizabeth Gilbert nasceu em Waterbury, Connecticut, em 1969, e cresceu em uma pequena fazenda, estudou na Universidade de Nova York, onde cursou ciência política durante o dia, e trabalhava em seus contos durante a noite. Após a faculdade, ela passou vários anos viajando por todo o país, trabalhando em bares, lanchonetes e fazendas, somando experiências para transformar em ficção.

 Estas explorações eventualmente formaram a base de seu primeiro livro - uma coletânea de contos chamado Peregrinos, que foi um dos finalistas do prêmio PEN/Hemingway. Em 2002, Elizabeth publicou um livro chamado O Último Americano, sobre um lenhador moderno, que foi sua primeira obra de não-ficção e que foi finalista no National Book Critics Circle Award.
 Elizabeth ficou conhecia depois do lançamento de seu livro de memórias em 2006, Comer Rezar Amar, que narrou sua viagem sozinha ao redor do mundo, em busca de consolo depois de um divórcio nada fácil. Começou na Itália, partiu para a Índia e, ao cabo de 12 meses, terminou sua viagem por sua descoberta pessoal na Indonésia, onde conhece Felipe e passam a viver uma história de amor. O livro se tornou um best-seller, traduzido para mais de 40 idiomas e com mais de 10 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Em 2010, Comer Rezar Amar foi transformado em filme, estrelado por Julia Roberts. O livro se tornou tão popular que a revista Time Magazine elegeu Elizabeth como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

 Em 2010 Elizabeth publicou a continuação de Comer Rezar Amar chamado Comprometida, que fala sobre seus sentimentos durante o casamento, que também se tornou um best-seller e para 2013 foi anunciado seu novo livro, intitulado de A Assinatura de Todas as Coisas, mas o título não foi definido ainda corretamente.

 No filme e no livro somos apresentados a Felipe, o novo amor de Elizabeth e que muda sua vida, Felipe é Brasileiro, gaúcho de Redentora, José Lauro Nunes, de 60 anos que faz de tudo para ficar longe dos holofotes. Separado, pai de dois filhos, José conheceu a escritora americana em 2003, depois de deixar Porto Alegre, embarcar num navio e se estabelecer em Bali. Ele é 17 anos mais velhos que Elizabeth.
 
Apesar de se amarem profundamente, a verdade é que os dois se casaram porque ele teve problemas com a imigração e foi impedido de entrar nos Estados Unidos. O casamento foi a solução, como ela descreve, com sensibilidade: "No último instante, Felipe me cochichou: 'Eu te amo tanto que até me caso com você'. 'E eu te amo tanto', prometi, 'que até me caso com você'."





Fontes: O Globo, ElizabethGilbert, Skoob 




4 comentários:

  1. Eu só assisti ao filme e gostei. Também não li o outro livro dela mas tenho curiosidade.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li apenas Comer Rezar Amar porque estava curioso mesmo, mas não pretendo ler outro, apesar de ter adorado o que li... rs

      Excluir
  2. Já li Comer, Rezar, Amar...é maravilhoso...foi um das melhores leituras que fiz em 2011....
    Preciso ler outros livros dela...inclusive que a editora Alfaguara...vai lanças um livro dela...esse ano...lol

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li e adorei também, mas não tenho curiosidade pelos outros, sei lá... rs

      Excluir