Páginas

15 de mar de 2013

Resenha: Extraordinário, de R. J. Palacio

Edição: 1
Editora: IntrínsecaAno: 2013
Páginas: 320

SINOPSEAugust Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.



RESENHA: Já li muito livros bons na minha vida, mas esse livro, creio eu, é o melhor que já li, ou um dos melhores.
 Extraordinário mostra uma criança de 10 anos com uma deformação genética que atingiu sua face. August (Auggie) Pullman tem os olhos na altura das bochechas, a boca é apenas um risco, as orelhas são estranhas e grandes, o nariz esta bem no meio dos olhos, mas ele é normal.
 Auggie encara seu primeiro ano na escola, depois de estudar quase toda infância em casa com a mãe, ele ingressa no quinto ano e passa a conviver de frente com sua deformação. Algumas crianças não se aproximam dele por medo, medo de pegar um praga que apenas Auggie tem, ou eles acham que ele tenha.
 Mas nem tudo é ruim, Auggie faz amigos, como a jovem, simpática e linda Summer, que senta com ele todos os dias no almoço. Depois de altos e baixo, de grandes desentendimentos, Jack também se junta á eles e eles são o trio mais ignorado da escola. Os 'amigos' de Jack não falam mais com ele, devido sua amizade  com Auggie, mas á cada página, aprendemos algo novo, algo diferente.
 Aprendemos a dar valor nas nossas vidas, a dar valor nas coisas mais insignificantes, aprendemos a ser gratos por tudo que temos e não nos importamos.
 Extraordinário é um livro e tanto, com mensagens fantásticas em todas as páginas e escrito de uma forma fantástica.
 Um caso interessante é a parte do namorado da Via, irmã de Auggie, Justin. No capítulo dele tudo está em letras minúsculas e isso se deve ao fato do trecho de abertura do capítulo, onde diz mais ou menos 'que ele deve ter a cabeça grande por ser cheios de ideias, pensamentos', então é tudo meio espremido para ter espaço para todas as ideias, dai o capítulo inteiro ser em minúscula, pelo menos é a ideia que se passa.
 Enfim, o livro é mesmo extraordinário.



9 comentários:

  1. Oi Markos,

    Estou roendo as unhas de vontade de ler esse livro. Que história mais tocante é essa. Quero apreciá-la logo!!!
    Vi que esse livro se encaixa no sick-lit, né. Acho muito legal esse estilo.
    bjs

    Entre Páginas e Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se encaixa sim e é um livro muito bom, eu recomendo demais, é bem tocante.

      Bjão!

      Excluir
  2. Oi Markos! Ainda não havia lido resenha de "Extraordinário", mas achei a premissa muito interessante, gosto de livros assim, ainda mais tocantes! Fiquei realmente muito curiosa em relação ao livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a leitura Sofia. É um livro rápido e com capítulos curtos.
      É um livro que nos faz rir e emocionar mesmo.

      Excluir
  3. Quase comprei esse livro hoje na livraria mas estou me "comportando" para não comprar livros até o final do mês! Parece ser uma leitura fantástica *-*
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to nessa também, mas esse mês comprei apenas um, porque ta meio tenso as coisas... rs

      Excluir
  4. Me arrepiei muito lendo a resenha, hahahah.
    Esse livro parece ser super legal, vou coloca-lo na minha lista de compras. :3

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque mesmo Coral, o livro é muito bom, é fascinante, me empolguei lendo ele... rs

      Excluir
  5. esse livro é muito lindo e emocionante , tenho até ciumes do meu kk

    ResponderExcluir