Páginas

2 de jan de 2013

Gênero Literário: Terror


A fonte da literatura de terror vem de lendas antigas, onde o homem tentou encontrar uma explicação para as leis físicas de um mundo que era hostil e aterrorizante. Essas lendas foram o espelho dos sonhos e histórias surgiram de impulsos inconscientes de destruição e desejos, assim, as sementes do terror é na própria natureza, humana.
O gênero ficcional de terror ou horror existe em qualquer meios de comunicação em que se pretenda provocar a sensação de medo. O gênero esta ligado à ficção fantástica e a ficção cientifica, o terror é claro é um dos sentimentos que mais faz as pessoas se sentirem vivas e livres, com sensações únicas e diferentes. O terror esta presente em contos tradicionais, mitos e nas lendas, de fato, muitas destas situações, fazendo parte do imaginário coletivo foram incorporadas por escritores e cineastas nas suas produções. Lobisomens, vampiros, bruxas, fantasmas, assassinos e monstros são presença na tradição oral na maioria das vezes, mas há também o terror nos contos infantis, como os contos dos Irmãos Grimm.
 No fundo existe um diferença entre a literatura de horror e terror. De fato, a literatura de terror volta-se para a criação de uma atmosfera de suspense cuja explicação nada possui de sobrenatural, sendo essencialmente psicológica. Por outro lado, a literatura de horror contem elementos do sobrenatural, muitas vezes associados a componentes típicos como da ficção científica, caso de Frankstein, onde um cientista decide criar um ser unindo partes retiradas de cadáveres e usando eletricidade como fluido vital.


 A ideia de escapar à morte é recorrente na literatura de horror, além do óbvio Frankenstein, temos Vento Frio de Lovecraft, onde o personagem mesmo morto, consegue se manter vivo por meio de sistemas de refrigeração, outro clássico do gênero é Drácula de Bran Stoker, um livro que prende, escrito em forma de diário, que causa frio na espinha, mas que não chega a nos fazer gritar.
 Atualmente há dois especialistas nos gêneros de terror e horror contemporâneo, os escritores Stephen King e Clive Barker. Outros autores como Anne Rice, Koontz Dean e Peter Straub são tecnicamente corretos no gênero, mas muito pré-fabricados.
 Stephen King tem as chaves do gênero, onde coloca personagens comuns enfrentando experiências extraordinárias, que administra a fácil identificação com o público, mas ele também escreveu obras que se afogaram na falta de originalidade como Carrie, A Estranha. Algumas vezes você pode ler um livro do gênero e não sentir medo algum, mas mesmo assim, ainda pode desfrutar de uma ótima história, já que os livros de terror e os de horror são sempre cheios de detalhes.




Alguns escritores do gênero:
 Stephen King
 Edgar Allan Poe
 Diane Hoh
 Richard Matheson

Alguns livros do gênero
Os Mortos Falam - Willian Vasconcelos
Ruas Estranhas - George Martin e outros
Cuco - Julia Crouch
Saco de Ossos - Stephen King



Fontes: Wikipédia, HP- Lovecraft,




9 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler Sthepen King. Os únicos livros de horror que li foram do Joe Hill (filho do Stephen) e Frankstein e gostei muito.
    Confesso que sinto medo dos livros de terror rs
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de boa Joyce, nem todos são pesados, alguns são até leves demais... rs

      Excluir
  2. Terror não é bem o meu tipo de leitura preferida, mas devo dizer que adoraria ser corajosa o suficiente pra ler =)
    Adorei o post bem como o seu blog.

    Estou de seguindo.
    Beijos.
    #No mundo fantástico de Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carol, fico feliz que tenha gostado.
      ^^

      Nem todos os livros de terror são fortes viu, alguns são fracos até demais... rs
      Bjão!

      Excluir
  3. Eu gosto de Anne rice. Gosto bastante.
    Stephen eu só li um livro e adorei. Pretendo ler mais. Lovecraft também é outro que quero ler.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonado pelo gênero terror, mas lamento ainda não ter lido um livro sequer de Stephen King. Sei que isso não vai demorar a mudar, Stephen King trás ótimas histórias. =)

    Abraços!
    Um Jovem Leitor
    www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephen King é ótimo, o melhor do gênero mesmo.
      Já li alguns e adorei todos, sem exceção.

      Abração!

      Excluir
  5. Oie Markos.
    Eu não leio muito terror não,pois sou muito medrosa....kkk;
    Mas tenho vontade de ler Drácula.
    Na Bienal SP eu comprei um livro do Stephen,mas ainda não li.
    Beijos


    Jéssica Rodrigues
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. HELL!!! - Marcio Silva de Almeida/Joinville/SC

    ResponderExcluir