Páginas

11 de fev de 2013

O Que Tenho Na Estante

EU, ROBÔ  de Isaac Asimov

Isaac Asimov vive circulando pelo espaço, achando histórias em estrelas e planetas distantes e nos visitando de vez em quando. O que poderia ser só uma licença poética para descrever seu ofício de autor de ficção científica é a mais pura verdade desde que um asteróide foi batizado com seu nome. Poucas honras poderiam ser maiores para um autor do gênero, e Asimov ainda tem outras: recebeu da Associação Americana de Escritores de Ficção Científica o título de Grande Mestre e escreveu quase 500 livros. Eu, robô é parte de uma das três grandes séries de Asimov. Robôs, Fundação e Império. Retoma uma das personagens principais, a grande roboticista Susan Calvin, e a faz contar, em retrospecto, histórias que resumem a evolução da robótica. A narrativa engenhosa conduz o leitor com um didatismo disfarçado: levados pela imaginação e pelo humor de Asimov, nem nos damos conta da lição de história da robótica que acabamos aprendendo. Entre a babá da primeira história e a Máquina, com maiúscula, que controla toda a Terra, na última, há ainda espaço para robôs que enlouquecem, que fazem piadas, que leem pensamentos e até robôs orgulhosos de serem mais espertos do que os seres humanos. 
 Eu robô também apresenta as três leis da robótica, outro alicerce da ficção científica. De acordo com elas, a primeira obrigação de um robô é proteger seres humanos, a segunda é obedecer às ordens de humanos e a terceira é se proteger. A aparente simplicidade esconde os numerosos conflitos que podem surgir, e servem de mote para mais de uma história. 

 Eu robô foi adaptado para o cinema, mas as histórias são bem distintas.



Meu exemplar é quarta edição do livro, lançado em abril de 1971, ganhei o livro da bibliotecaria de uma escola que estudei, já que estavam realizando uma troca de livros e doando alguns velhos, como eu era sócio o mais frequentador, ganhei esse vários outros e recomendo muito o livro.




6 comentários:

  1. Oi Markos,
    Não sabia que tinha um livro com esse livro, assisti ao filme.
    Vou anotar essa dica aqui :)
    Ah sei bem como é essas trocas em algumas bibliotecas, consegui alguns também da mesma forma :D
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro existe é bem diferente do filme, vale a pena ler.

      Excluir
  2. que capa incríveeel!! Adorei esta capa, quero muito ler este livro. Não sabia que Asimov tinha virado nome de asteróide tambpem

    ResponderExcluir
  3. Oie Markos
    Confesso que não conhecia esse livro e nem assisti ao filme, mas gostei muito da proposta do livro.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro e veja o filme... rs
      São bem diferentes e ambos muito bons.

      Excluir